ExcelsiorNet

Informe seu login e senha e acesse o sistema ExcelsiorNet.
Recuperar senha
Apresentamos a seguir os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade.
Sugerimos a leitura atenciosa dos mesmos para utilização do nosso site e de nossos produtos.

Seguros

RC Médico

Tranquilidade no exercício da sua profissão.

Pensando especialmente nos médicos, odontólogos e outros profissionais da saúde, a Excelsior Seguros criou um produto para garantir a tranquilidade dos mesmos em casos de eventuais acidentes ocorridos com seus pacientes.

Tire suas dúvidas

O que significa retroatividade?

No produto RCP, retroatividade significa Intervalo de tempo limitado, inferiormente pela Data Retroativa de Cobertura, inclusive, e, superiormente, pela data de início de vigência de uma apólice à base de reclamações.

Qual é o valor mais adequado para contratar o meu seguro?

Como o risco é um evento futuro e incerto, de natureza súbita e imprevista, independente da vontade do Segurado, nós sempre recomendamos que os nossos segurados contratem o valor máximo que puderem dentro de sua realidade financeira.

Exerço mais de uma especialidade médica, preciso contratar dois seguros?

Não é necessário. Deve se enquadrar na especialidade mais gravosa que o profissional exerce, pois com isso as demais estarão cobertas.

Contratando o seguro terei direito ao serviço de Assistência Jurídica?

Sim, mas para os casos de responsabilidade amparados pelo seguro. Podendo ser por meio de advogados nomeados, de livre escolha pelo segurado ou de nossa assistência jurídica.

Se eu contratar o Seguro, admito que sou um mau profissional?

De maneira nenhuma! A contratação do seguro só demonstra que o profissional é precavido e tem noção da complexidade e importância da sua atuação.

Sabendo que eu tenho um Seguro de Responsabilidade Civil, meus pacientes me processarão com maior facilidade?

Não. A crescente judicialização neste âmbito já é uma realidade em nosso país e não depende do fator da contratação de um seguro de Responsabilidade Civil, mas de diversos fatores e situações que estão culminando para tal.

A prática médica se tornou inviável para algumas especialidades em algumas regiões dos EUA devido ao alto custo do seguro. Isso pode ocorrer no Brasil também?

Aqui no Brasil ainda não enxergamos esse cenário, pois todos os valores praticados estão dentro da realidade econômica advinda deste mercado e equacionada com os fatores de aumento do número de condenações, processos e atendimentos

O prazo complementar é automático ou tem que ser solicitado pelo segurado antes do término da vigência da apólice?

O prazo complementar é automático e gratuito. Hoje, oferecemos 3 anos de prazo complementar.

Na área médica, a apólice do segurado PF pode incluir extensão de cobertura para PJ?

Sim, oferecemos essa cobertura, porém com as seguintes regras: Na hipótese de reclamação decorrente de ato ou omissão profissional do Segurado, que seja apresentada contra Pessoa Jurídica que tenha o Segurado como único profissional da área da saúde na sua composição (sócio, celetista ou contratado).

Em qual circunstância um segurado (advogado, médico ou qualquer outro profissional segurado), deve realizar a notificação de um evento, sem que isso caracterize uma reclamação de um sinistro, apenas de uma reclamação?

Poderá ser realizada uma notificação preventiva de algum fato que possa ensejar numa possível reclamação.

Com o Seguro de Responsabilidade Civil, haverá aumento do número de reclamações?

Não, pelo contrário. Na verdade, a necessidade de contratação do seguro de Responsabilidade Civil se dá, precipuamente, pelo aumento do número de reclamações que é impulsionado, sobretudo, pela crescente judicialização destas situações no Brasil.

A indicação da falha profissional é feita somente através de ação judicial ou existe possibilidade de acordo? Nesse caso, como é feita a indicação de falha?

Existe a possibilidade de acordo, entretanto qualquer acordo judicial ou extrajudicial, com o Terceiro prejudicado, seus beneficiários e herdeiros, só será reconhecido pela Seguradora se tiver sua prévia anuência. Na hipótese de recusa do Segurado em aceitar o acordo recomendado pela Seguradora e aceito pelo Terceiro prejudicado, fica desde já acordado que a Seguradora não responderá por quaisquer quantias acima daquela pela qual seria o Sinistro liquidado por aquele acordo.

Os custos de defesa são por reembolso ou a Seguradora indica um escritório?

Nós oferecemos as duas opções. Além do reembolso, de acordo com os percentuais e regras devidos, nós ofertamos a possibilidade de escolha por nossa assessoria jurídica. Um detalhe importante é que optando por esta última não haverá abatimento dos valores no LMI e nem POS.

O que significa DRC?

DRC significa Data Retroativa de Cobertura, ou seja, Data igual ou anterior ao início da vigência da primeira de uma série sucessiva e ininterrupta de Apólices à Base de Reclamações, a ser pactuada pelas partes por ocasião da contratação inicial do Seguro.

O Seguro de RCP tem cobertura para proteção à reputação, calúnia, injúria ou difamação?

Não há cobertura para reclamações de terceiros por alegados atos de calúnia, injúria e/ou difamação. Dúvidas, em nossa seção de perguntas e respostas, pode interagir com nosso time de consultores enviando sua pergunta.

Outros seguros

Mais seguros

Não encontrou o que precisa?

Envie suas dúvidas, críticas e sugestões atráves da sessão de contatos.

Acesse já
Mais de 75 anos de experiência
Atuação em todo território nacional
Única seguradora com matriz no Nordeste

Fundada em 1943, a Companhia Excelsior de Seguros é uma empresa de abrangência nacional com forte atuação regional, sendo a única seguradora com matriz ativa no Nordeste.

0800 773 3103

Ouvidoria - São Paulo

Excelsior Seguros - Matriz | CNPJ 33.054.826/0001-92
Av. Marquês de Olinda, nº 175, Recife Antigo - Recife - PE
Fone: (81) 3087-9200
Email: excelsior@excelsiorseguros.com.br